Cozinhar com cerveja pode parecer simples, mas tem seus segredos…
Não basta colocar as asas de frango para marinar em cerveja, por exemplo, para dizer que se está cozinhando com a bebida.
E a carne cozida em cerveja preta, então? Essa é receita é mais batida que arroz com feijão, não é mesmo? Fora que não exige muito esforço criativo para sua execução.
Pois então, cozinhar com cerveja exige alguns cuidados que vão desde a escolha do estilo de cerveja até a marca da bebida, uma vez que os rótulos, ainda que no mesmo estilo, variam de uma cervejaria para outra.
Preparamos algumas dicas importantes para você que deseja, de fato, cozinhar com cerveja:
Continua depois da publicidade
Evite cervejas extremamente lupuladas caso vá fazer algum molho com redução. O amargor se intensificará e pode desequilibrar o sabor do prato.
Se, no entanto, usar cervejas extremamente lupuladas é mesmo a sua intenção, não se esqueça de introduzir elementos doces que possam equilibrar o sabor, tais como ameixas secas, damascos, geléias, açúcar mascavo, etc
Utilize, em vez da cerveja pronta, o mosto ( a base da cerveja antes de ser fermentada), que pode ser feito em sua casa mesmo, misturando 1 parte de malte moído para 5 de água e deixando cozinhar em fogo brando por cerca de 2 horas.
Utilize nas receitas o bagaço de malte que sobra da produção da cerveja. Você pode pedir a qualquer cervejeiro caseiro que lhe doe o insumo, uma vez que ele é normalmente descartado.
Lembre-se das cervejas ácidas. Sabia que elas podem ser interessantes para cozinhar, substituindo os vinhos brancos ou até mesmo o vinagre?
Mesmo contendo baixo teor alcóolico, é preciso deixar que o álcool da cerveja evapore após ser acrescentada à receita. Do contrário, ele se sobressai no aroma e no sabor.
Cuidado ao usar a cerveja na confeitaria, hein? A bebida costuma desandar algumas receitas por conter muita água.
Não confunda cerveja Malzbier com outras cervejas de maltes torrados, como Stouts e Porters. Malzbier é doce. Os outros estilos têm o amargor característico de grãos extremamente torrados.
Que tal pôr a mão na massa e cozinhar com cerveja?
Para mostrar como é delicioso e instigante cozinhar com cerveja, aqui vai a receita criada pelo Chef Fagner Rodrigues, professor do curso de Gastronomia da Faculdade Arnaldo, utilizando malte de cerveja.
Bolinho de Frango e Malte Cervejeiro
- 400 grs de peito de frango moído
- 200 grs de linguiça defumada moída
- 20 grs de alho ralado
- 15 grs de gengibre ralado
- 20 grs de mostarda Dijon (pode usar outra)
- Suco de 1/2 limão
- 50 grs de malte de cerveja Pilsen moído (comprei na aqui )
- 10 grs de sal
- Salsa picada a gosto
- 100 grs de requeijão de corte
Para empanar
- 100 grs de farinha de trigo
- 1 ovo batido + 100 ml de leite
- 100 a 150 grs de tapioca em bolinha
Modo de preparo
- Moa o malte no moedor de café, multiprocessador ou liquidificador.
- Em uma tigela misture frango, a linguiça, o alho,.o gengibre, o suco de limão, o malte de cerveja e o sal. Caso queira coloque a salsa picadinha.
- Forme uma massa homogênea. Aqui fiz pesado um a um com 25 grs, fiz uma bolinha e no centro com o dedo faça um furo e coloque um cubo de requeijão. Umedeça a mão, vai ajudar a enrolar.
- Na hora de empanar, passe na farinha de trigo (pode colocar um pouco de sal).
- Depois na mistura de ovo e leite.
- E por último na tapioca.
- Frite em óleo a 150° C e sirva com uma maionese de rúcula e picles.
- Para harmonizar o chef escolheu uma Pilsen.
Mas outros estilos podem acompanhar bem a iguaria, como aqueles produzidos com maltes caramelados ou até mesmo defumados, que encontram semelhança com a linguiça utilizada na receita
Por ser um empanado frito, no qual se sobressai oleosidade, cervejas com lupulagem mais evidente também equilibram o conjunto. Session IPA, por exemplo, é uma boa pedida neste caso.
Fonte: https://paoecerveja.uai.com.br/dicas/aprenda-a-cozinhar-com-cerveja/#:~:text=Bolinho%20de%20Frango%20e%20Malte%20Cervejeiro&text=Moa%20o%20malte%20no%20moedor,Forme%20uma%20massa%20homog%C3%AAnea.