Claudia Peres, 51, trabalhava havia anos no mercado financeiro quando resolveu que iria empreender em outro ramo – algo em que não precisasse lidar tão diretamente com o “dinheiro dos outros”. Alguns elogios recebidos pela ceia de Natal e em outras ocasiões familiares a animaram a procurar por algo na área de gastronomia. A princípio, a ideia era abrir um restaurante.
Para se preparar, em 2019, Peres começou a fazer um curso técnico de gastronomia, que a ensinou tudo sobre gestão de cozinha, de restaurante e de pessoas. No começo da pandemia, ela resolveu adiar um pouco os planos de empreender para se preparar melhor.
Com a retomada das escolas profissionalizantes, por volta de agosto, ela se matriculou no curso de confeitaria do Instituto Gourmet, uma rede de franquias especializada em ensino de culinária.
Assim que começou as aulas, Peres se interessou pelo modelo de negócio. De acordo com ela, a escola tem uma margem de lucro mais atrativa do que um restaurante e também a permitiria empreender no ramo pelo qual havia se apaixonado. Para entender como o negócio funcionava, ela foi conversar com o franqueado da unidade e com outros donos de escolas da rede.
O Instituto Gourmet nasceu em 2014, pelas mãos da ex-professora Lucilaine Lima. Na época, a empreendedora era responsável por tudo, desde o material didático até a limpeza da escola.
Com o aumento da procura pelos cursos, o marido de Lima, Robson Fejoli, percebeu o potencial de franquear o negócio. Ele já possuía experiência em uma rede de ensino profissionalizante e chamou como sócio outro colega do ramo, Glaucio Athayde. Os três deram início à formatação do negócio para o franchising.
Nos três primeiros anos, testaram a operação de três unidades próprias no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Em 2017, resolveram iniciar a expansão por franquias e de cara venderam 35 unidades. Dois anos depois, o faturamento da empresa chegou a R$ 45 milhões e chamou a atenção da holding SMZTO, fundada por José Carlos Semenzato.
No início de 2020, a holding fez um aporte e se tornou sócia do Instituto Gourmet. Isso ajudou a marca a passar pela pandemia sem fechar nenhuma unidade e registrar um crescimento de 40%, com faturamento total de R$ 60 milhões. “A SMZTO deu mais visibilidade e contribuiu na expansão, além de ter colaborado muito na profissionalização da empresa neste período. Nos trouxe muita governança”, afirma Athayde.
Foi aí que Peres entrou na história da marca.
Durante a pesquisa sobre o investimento na rede, ela conheceu o histórico da empresa, se identificou com a trajetória e fechou contrato, a princípio, para abrir duas unidades no Rio de Janeiro, uma em Vila Valqueire e outra em Macaé. A perspectiva de deixar de vez a outra profissão a animou a dobrar a aposta no primeiro semestre de 2021: em janeiro, ela fechou contrato para uma loja em Maricá e em março propôs assumir a operação de uma unidade de repasse em Itaboraí. No final do mês passado, ela abriu a franquia de número 100 do Instituto Gourmet, a da Vila Valqueire.
Athayde diz que 75% dos franqueados da marca têm o perfil de Peres e comandam mais de uma unidade – há casos de empreendedores com nove franquias. A meta da rede é chegar a um faturamento de R$ 100 milhões, com mais 150 unidades comercializadas em 2021.
Como legado da pandemia, a franquia pretende expandir as opções de cursos, com novas modalidades, além de investir em uma plataforma online de treinamentos. “Estamos bem esperançosos com 2021. Com as adversidades do ano passado, ficou clara a importância do conhecimento profissional”, afirma Fejoli.
Peres tem conseguido se desvencilhar, aos poucos, do mercado financeiro. O filho a ajuda nas quatro operações da franquia e a meta dela é se dedicar apenas ao ensino de gastronomia. “O desafio tem sido trocar a gestão de números pela gestão de pessoas, fazer com que elas se apaixonem pelo negócio. É um mundo completamente diferente, mas que tem o potencial de mudar vidas.”
Fonte: https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2021/07/ex-aluna-de-gastronomia-se-forma-e-vira-dona-de-quatro-franquias-da-escola.html